Serrapilheira pode determinar o tipo de floresta

Por Luciane Borrmann

Você sabia que...

Aquela camada de folhas secas, galhos, restos de frutas, flores e animais mortos que está na superfície do solo é chamada de serrapilheira. Esse material em decomposição vai se transformar em matéria orgânica que será disponibilizado e absorvido pelas plantas e organismos em forma de nutrientes. A serrapilheira também é muito importante para a proteção do solo, retenção de água e recuperação de áreas degradadas.

Em dezembro de 1999 foi publicado um artigo na Revista Brasileira de Botânica, Produção de serrapilheira em clareiras de uma floresta estacional semidecidual no município de Campinas, pelos pesquisadores Sebastião Venâncio Martins e Ricardo Ribeiro Rodrigues, que aborda o estudo de produção de material orgânico em 10 clareiras naturais da Mata Santa Genebra. Para saber a quantidade e o tipo de material que as clareiras produziam foram usados 30 coletores durante 12 meses. As coletas passaram por um processo de secagem, triagem e pesagem, e por fim as amostras foram analisadas levando em conta a variação temporal e avaliações com influência de fatores climáticos, observando a contribuição das espécies.

Mas afinal, qual a importância da serrapilheira para a floresta? Esse material acumulado pode interferir através de ação química e física no desenvolvimento das plantas recém-nascidas, por exemplo, e assim determinar a evolução da comunidade vegetal que irá ocupar o local. A pesquisadora Sandy Lia dos Santos pensando nisso estudou o banco de sementes do solo e da serrapilheira da Mata Santa Genebra entre novembro de 1996 e setembro de 1998, quando identificou e quantificou as espécies de plantas e relacionou com fatores climáticos resultando na dissertação de mestrado Influência da serrapilheira na germinação de sementes e desenvolvimento de plântulas da Mata Santa Genebra, publicada em 2000.

Foto: Luciane Borrmann
Folhas secas, galhos, flores, fezes e restos de animais compõem as serrapilheira

Para saber mais acesse:

Produção de serrapilheira em clareiras de uma floresta estacional semidecidual no município de Campinas, SP

Influência da serrapilheira na germinação de semente e desenvolvimento de plântulas da Mata Santa Genebra