Microclima da floresta urbana oferece conforto térmico à região

Microclima da floresta urbana oferece conforto térmico à região

Por Luciane Borrmann

Você sabia que...

Foto: Luciane Borrmann

A Mata Santa Genebra é considerada uma floresta urbana e está localizada na região periférica da cidade de Campinas, onde sofre com a expansão urbana e com a área agrícola em seu entorno, é cercada por várias rodovias e consequentemente é atingida por seus efeitos como a poluição, invasões, queimadas e o isolamento de outras áreas verdes.

As florestas urbanas são importantes para a qualidade de vida dos cidadãos, pois oferecem vários serviços ecossistêmicos como, por exemplo, a regulação hídrica e climática, além do sequestro de carbono que melhora a condição do ar.

Para entender mais sobre o efeito que uma área de floresta pode exercer sobre o clima urbano local Cristiane Dacanal elaborou o estudo Fragmentos florestais urbanos e interações climáticas em diferentes escalas: estudos em Campinas, SP, de 2011, que teve como propósito descrever o microclima de fragmento florestal e seus efeitos no entorno. Foram realizados três experimentos de campo através de monitoramentos buscando uma visão sistêmica do clima urbano e sua interação com a vegetação em várias escalas.

Os resultados mostraram que o efeito de grandes fragmentos florestais sobre o entorno edificado intensifica as ilhas de calor à noite e diminui a amplitude térmica diária, a estabilidade térmica aumenta com a área dos fragmentos florestais; que o efeito das florestas sobre o clima urbano não apresenta sempre a mesma magnitude e extensão; que ocorrem diferenças térmicas e de umidade do ar no perfil vertical e horizontal das florestas que são influenciadas pelo ambiente construído; e que o efeito das florestas sobre a o clima local urbano aumenta com o percentual de área de floresta sobre o total urbanizado.

Na tabela abaixo, reproduzida do trabalho de Cristiane Dacanal, Temperatura do ar e umidade relativa do ar em fragmentos florestais urbanos, nota-se que a Mata Santa Genebra (MSG), que é o maior fragmento florestal urbano e com melhor estado de conservação, tende a apresentar menor temperatura do ar e umidade relativa do ar mais elevada que os demais locais quando comparados.

Os Monitoramentos foram feitos simultâneos entre Janeiro – Agosto de 2009 (total de 40 dias), em tripés na altura de 1,5m.

MSG = Mata Santa Genebra; ITA = Bosque dos Italianos; ALE = Bosque dos Alemães;S.JOSÉ = Bosque São José; GUA = Bosque dos Guarantãs; PAZ = Bosque da Paz.

Para saber mais acesse:

Fragmentos florestais urbanos e interações climáticas em diferentes escalas: estudos em Campinas, SP

aaa