Mata de Santa Genebra: governo formaliza acordo de cooperação técnica com validade de 10 anos

O objetivo da parceria entre ICMBio e Fundação José Pedro de Oliveira é realizar ações voltadas à gestão da principal unidade de conservação de Campinas

Parceria entre ICMBio e FJPO permitirá ações conjuntas em pesquisa científica, educação ambiental e participação social 

Nesta segunda-feira, 9 de junho, foi publicado no Diário Oficial da União a formalização do Acordo de Cooperação Técnica entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), responsável pela gestão da Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) Mata de Santa Genebra, em Campinas. O documento estabelece uma parceria de dez anos com o objetivo de realizar ações de gestão na unidade de conservação, conforme estabelecido no Plano de Trabalho.

Assinado no dia 2 de junho, durante a Semana do Meio Ambiente (Semeia/2025), o acordo, com vigência de 10 anos, foi oficializado pelo gerente regional do ICMBio Sudeste, Breno Herrera da Silva Coelho, e pelo presidente da FJPO, Rogério Menezes. A iniciativa não envolve repasses financeiros e era aguardada há mais de uma década.

Segundo Menezes, o acordo representa um avanço institucional importante para a Mata de Santa Genebra, a principal unidade de conservação de Campinas. A parceria permitirá ações conjuntas em pesquisa científica, educação ambiental e participação social.

"Esse termo de cooperação técnica é um marco para a gestão integrada da Arie e abre caminho para iniciativas ainda maiores. Teremos dois servidores do ICMBio alocados permanentemente na Mata Santa Genebra, somando esforços à equipe técnica local", ressalta Menezes.

aaa