
Você sabia que a Mata de Santa Genebra possui uma Brigada de Incêndios que atua de forma contínua para cuidar e proteger a floresta? Localizada em área urbana de Campinas, a Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Mata de Santa Genebra recebe atenção permanente por meio de ações de prevenção, monitoramento e educação ambiental, especialmente nos períodos mais secos do ano.
Diante das mudanças climáticas, a Brigada de Incêndios da Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), responsável pela gestão da Mata, trabalha de forma integrada para promover a conservação da biodiversidade. A Brigada também busca garantir a segurança da área contra os incêndios e apoiar a convivência harmoniosa entre a floresta e a cidade.
A Brigada mantém equipes em alerta permanente, prontas para atuar em situações que demandem atenção na Unidade de Conservação. Em épocas de menor índice de chuvas, as rondas preventivas são reforçadas, especialmente na Zona de Amortecimento, com plantões diários realizados por brigadistas da Fundação e profissionais contratados.
Em 2025, foram registrados 20 focos de incêndio no entorno da ARIE, todos prontamente controlados com apoio da Brigada da Usina Ester, Defesa Civil de Campinas e Paulínia, e do Corpo de Bombeiros. E graças à rápida atuação conjunta, nenhum dos focos atingiu a área da Mata, minimizando impactos à biodiversidade e à saúde da população residente no entorno.
A tecnologia consolidou-se como aliada estratégica na proteção da reserva florestal. Em 2025, o sistema de monitoramento do perímetro da Mata foi ampliado com a instalação de novas câmeras, totalizando 25 equipamentos ativos, sendo oito do tipo speed dome e 17 fixos.
Além disso, os brigadistas da FJPO intensificaram o uso de drones, especialmente para o sobrevoo de áreas mais vulneráveis. A ferramenta possibilitou a detecção mais rápida de focos de fumaça e alterações na vegetação, além de facilitar o monitoramento de regiões de difícil acesso por terra.Paralelamente às ações de campo, a Brigada de Incêndios da FJPO investiu na educação ambiental como estratégia de prevenção. Em 2025, mais de 500 estudantes de escolas da região participaram de atividades educativas sobre os riscos e impactos das queimadas. As dinâmicas, conduzidas por brigadistas e pela equipe educadora da Fundação, abordaram de forma lúdica a importância da preservação ambiental e da participação da comunidade na proteção da Mata de Santa Genebra.
Sobre a ARIE Mata de Santa Genebra

A ARIE Mata de Santa Genebra é uma área protegida de 251,77 hectares, o maior fragmento florestal da Região Metropolitana de Campinas. Ela abriga grande biodiversidade, com 368 espécies de vertebrados e destaque para as 706 espécies de borboletas já identificadas. A área é administrada pela Fundação José Pedro de Oliveira em parceria com o ICMBio. Entre os animais presentes, há espécies ameaçadas de extinção, como a onça-parda, a jaguatirica e o gato-do-mato-do-sul, além de outras quase ameaçadas, como o bugio-ruivo e o macaco-prego. A Mata fica no distrito de Barão Geraldo, em Campinas, e possui opções de visitação ao público.
A Mata de Santa Genebra fica na rua Mata Atlântica, 447 - Bosque de Barão Geraldo Campinas.
Para conferir as opções de visitação ao público, acesse: https://www.fjposantagenebra.sp.gov.br/opcoes-visitacao.
O telefone é o (19) 3749-7200.