Integrantes do programa UniversIDADE da Unicamp fazem atividade na Mata de Santa Genebra

Grupos aprendem sobre os aspectos históricos, culturais e ambientais da reserva, por meio de palestras e caminhadas pelas trilhas da Mata

Atividade busca a importância do contato com a natureza em todas as fases da vida 

Dois grupos de alunos do programa UniversIdade da Unicamp participam nos dias 11 e 25 de abril, às 9h, de uma visita à Mata de Santa Genebra, administrada pela Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO). No total, 60 pessoas participarão da atividade que é resultado de parceria entre a FJPO e a Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura da Unicamp, por meio do programa UniversIDADE, intitulado “Conhecendo a Mata de Santa Genebra, uma conexão para uma vida mais saudável”.

Durante o passeio, os participantes terão a oportunidade de saber mais sobre os aspectos históricos, culturais e ambientais da Mata de Santa Genebra, além de palestras e caminhadas pelas trilhas da reserva. “A atividade busca destacar a importância do contato com a natureza em todas as fases da vida”, afirma o biólogo da FJPO, Cristiano Krepsky. De forma gratuita, a atividade tem caráter integrativo e interdisciplinar relacionadas ao desenvolvimento social, cultural, de saúde física e mental para pessoas com idade igual ou superior a 50 anos”, destaca.

Alice Helena De Danielli, coordenadora do programa UniversIDADE, diz que a proposta da atividade é promover aos integrantes uma vivência intitulada “Conhecendo a Mata de Santa Genebra, Uma Conexão para uma Vida Mais Saudável” e faz parte de um dos eixos do programa, o Eixo Sociocultural e Empreendedorismo.

Esta parceria de visita guiada à Mata Santa Genebra acontece desde o primeiro semestre de 2020 e é um sucesso entre os alunos. Nesse semestre serão contempladas duas turmas com 30 alunos cada”, ressalta.

Segundo ela, para os alunos é uma forma de participar de uma atividade na prática, uma oportunidade de vivenciarem a história, a trajetória e as curiosidades da reserva, obter informações sobre pesquisas realizadas, a importância da conservação da maior mata atlântica urbana da região, os animais que habitam e as árvores gigantes que constituem o local.

É um momento em que os alunos podem se conectar com a natureza, fazer uma reflexão sobre a importância de Mata e a nossa saúde, a qualidade de vida e o bem-estar que uma floresta pode proporcionar ao seu redor e ainda fazer uma caminhada na trilha para conhecer um pouco mais do que a reserva proporciona, como por exemplo, conhecer o Borboletário o Meliponário, o Lago Sanã e o Mini Pantanal.

Universidade

A coordenadora ressalta que o Programa UniversIDADE oferece atividades integrativas e multidisciplinares voltadas ao público 50+. As atividades são propostas de forma voluntária e oferecidas gratuitamente às pessoas da comunidade de Campinas e RMC. “As atividades são distribuídas em quatro eixos temáticos (Arte e Cultura, Esporte e Lazer, Saúde Física e Mental e Sociocultural e Empreendedorismo) e contemplam diversas áreas de conhecimento e funcionam como uma ferramenta para orientar e organizar a participação dos idosos nas atividades, proporcionando melhorias na saúde, na qualidade de vida, raciocínio lógico na prevenção do declínio físico, mental e cognitivo e na integração social e na sociedade.

São pessoas com 50 anos ou mais e no programa são denominados “alunos”, sendo pessoas da sociedade, vindas de Campinas e região metropolitana. Nesse semestre as ações contemplam números expressivos de alunos e no segundo semestre de 2024, levamos o Programa UniversIDADE para as cidades de Limeira e Piracicaba, contemplando também a comunidade dessas cidades.

aaa