Fundação José Pedro de Oliveira participa da abertura da Campanha “21 Dias de Ativismo pelo fim da Violência contra as Mulheres”

Fundação José Pedro de Oliveira participa da abertura da Campanha “21 Dias de Ativismo pelo fim da Violência contra as Mulheres”

Prefeito Dário Saadi abriu o evento e destacou a importância do combate à violência contra as mulheres nos ambientes virtuais

A Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO) marcou presença, nesta terça-feira (25/11), no evento oficial de abertura da campanha estadual 21 Dias de Ativismo pelo fim da Violência Contra Mulheres e Meninas, realizado na Unicamp. Pelo segundo ano consecutivo, Campinas sediou o lançamento do movimento, que reuniu representantes do poder público, especialistas e organizações da sociedade civil.

A edição de 2025 traz como tema central a violência digital contra mulheres, ampliando o debate sobre agressões que ocorrem no ambiente virtual, como exposição indevida de imagens, perseguição, discursos de ódio e ataques misóginos. Em Campinas, a campanha é coordenada pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, com uma programação que teve início em 20 de novembro e segue até 10 de dezembro.

Durante a abertura, o prefeito Dário Saadi destacou o papel estratégico do município na mobilização nacional.

“Campinas tem grande honra em sediar a abertura dos 21 Dias de Ativismo. Sabemos que o enfrentamento à violência contra mulheres precisa acontecer em todas as esferas, e isso inclui o ambiente virtual. O anonimato nas redes tem encorajado comportamentos violentos, ataques machistas e discursos discriminatórios. Essa realidade exige resposta firme do poder público e da sociedade”, afirmou.

A campanha é uma iniciativa do Governo Federal, com apoio dos estados e municípios. Após Campinas, o movimento segue para Fernandópolis, Marília, Morro Agudo, encerrando-se em São Paulo, no dia 10 de dezembro, em um evento voltado à rede de proteção às mulheres.

A cerimônia contou com a presença da secretária estadual de Políticas para a Mulher, Valéria Bolsonaro; da secretária municipal, Alessandra Herrmann; da primeira-dama Maria Giovana Fortunato; além de representantes da OAB, forças de segurança, área da saúde e demais instituições parceiras.

Valéria Bolsonaro ressaltou a importância da mobilização conjunta:

“Estamos mais uma vez reunidos para fortalecer ações, promover informação e incentivar políticas públicas que impactem positivamente a vida das mulheres.”

Alessandra Herrmann enfatizou o papel da educação como ferramenta de prevenção:

“É fundamental que meninas e meninos cresçam com consciência sobre respeito, direitos e limites. Também precisamos avançar no entendimento e uso correto das nomenclaturas relacionadas à violência digital.”

A programação de abertura contou ainda com a participação das convidadas Thais Cremasco (advogada), Fabiana Lourenço (empresária) e Renata Sasse (diretora-executiva do Grupo Sonhe, do Hospital Vera Cruz).

Representando a Fundação José Pedro de Oliveira, a presidente da Comissão de Políticas Públicas para as Mulheres da FJPO, Marcela Longhi, destacou a relevância da iniciativa.

“Participar de um evento como este é muito importante. Não podemos fechar os olhos para as estatísticas de violência contra as mulheres no Brasil. Conhecer o trabalho que já é realizado e compreender como podemos contribuir para apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade é essencial para fortalecer a rede de proteção.”

Com sua participação, a FJPO reafirma o compromisso com ações de promoção da igualdade de gênero e de enfrentamento às diversas formas de violência que atingem as mulheres, inclusive no ambiente digital.

Fonte: https://campinas.sp.gov.br/noticias/campinas-lanca-mobilizacao-dos-21-dias-de-ativismo-pelo-fim-da-violencia-contra-mulheres-133046

aaa