Fundação José Pedro de Oliveira amplia o sistema de monitoramento da Mata de Santa Genebra

Fundação José Pedro de Oliveira amplia o sistema de monitoramento da Mata de Santa Genebra

A Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO) ampliou o sistema de monitoramento da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Mata de Santa Genebra com a instalação de quatro novas câmeras na face sul da unidade de conservação, na região do riacho da Sanã. Com a expansão, o sistema passa a contar com 25 câmeras ativas, sendo 8 do tipo speed dome e 17 fixas.

A área do riacho da Sanã é considerada estratégica para a conservação da ARIE, por abrigar importantes recursos hídricos e uma alta diversidade de fauna. Já foram registradas mais de 20 espécies de animais silvestres, entre elas a lontra (Lontra longicaudis), o cachorro-do-mato (Cerdocyon thous), a onça-parda (Puma concolor), o ratão-do-banhado (Myocastor coypus) e a capivara (Hydrochoerus hydrochaeris).

A região tem apresentado registros de pesca irregular e incêndios criminosos. A instalação das novas câmeras visa reforçar a vigilância, inibir práticas ilegais e aprimorar as ações de proteção e conservação da Mata de Santa Genebra.

A iniciativa integra as ações contínuas da Fundação José Pedro de Oliveira voltadas à gestão, preservação e monitoramento ambiental da unidade de conservação. O uso de tecnologias de vigilância contribui para aprimorar a eficiência na proteção da biodiversidade e garantir maior segurança às áreas protegidas.

aaa