
Formação dos estudantes leva em conta a necessidade de conservação ambiental
Um grupo de 40 estudantes da Escola Técnica Estadual (ETEC) de Campinas, uma escola pública que oferece cursos técnicos e de nível médio no bairro Chácaras Campos dos Amarais, estiveram na ARIE Mata de Santa Genebra na manhã desta terça-feira, dia 1º de abril. Durante a visita, os estudantes do primeiro ano do curso técnico de química, acompanhados de um biólogo da Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO) e professores da disciplina, aprenderam sobre os aspectos ambientais e históricos relacionados ao objeto do curso deles.
O roteiro das atividades envolve palestra sobre a Mata e seus aspectos ambientais e históricos, sempre relacionando um pouco com o objeto da disciplina. Em seguida, é feita uma caminhada pelas trilhas do Minipantanal e Trilha do Jatobá. Também conhecem a nascente do Correio do Guará e o Borboletário.
O biólogo da FJPO, Cristiano Krepski, diz que esta é a segunda visita de alunos do Etecap na Mata de Santa Genebra este ano. “A primeira foi de estudantes do curso técnico de Meio Ambiente e hoje recebemos integrantes do curso técnico de Química”, diz. O biólogo destaca que as atividades desenvolvidas na Mata para a formação dos estudantes enquanto técnicos, e como isso contribuirá para a atuação futura deles no mercado de trabalho, uma atuação que leva em conta a necessidade de conservação ambiental.
A professora de biologia do ETECAP, Márcia Serrati Moreno, que acompanhou o grupo, fala da importância de outros cursos do colégio e não só o de Meio Ambiente realizarem a atividade. “É para eles terem esse contato com a natureza, ver a importância de ter uma mata como a de Santa Genebra”, diz. “O grupo que trouxemos hoje é do primeiro ano de Química; na semana que vem, virão os do primeiro ano do curso de Meio Ambiente, com uma professora geógrafa”, revelou.
A professora ressalva que as visitas práticas permitem que os alunos agreguem conhecimento ao que eles vão levar para a área de atuação deles e assim conseguirem, no futuro, fazer algo que seja importante para a conservação do meio ambiente.
As aulas são organizadas pelo Centro de Educação Ambiental da FJPO e integram programa de educação ambiental voltado a escolas públicas de Campinas. O objetivo é complementar o aprendizado escolar e promover vivências práticas sobre meio ambiente e conservação da natureza.
Sobre a Mata de Santa Genebra
A Mata de Santa Genebra possui 251,77 hectares, sendo o maior fragmento florestal da Região Metropolitana de Campinas. Sua gestão é compartilhada entre a FJPO e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O local abriga uma grande diversidade de espécies, incluindo animais ameaçados de extinção, como a onça-parda (Puma concolor) e a jaguatirica (Leopardus pardalis). Além disso, há registros de 365 espécies de vertebrados e cerca de 700 espécies de borboletas.
Serviço
Visita autoguiada: Para visitantes individuais ou pequenos grupos, com trilhas de até 2 km. Inscrições e horários disponíveis em: www.fjposantagenebra.sp.gov.br/visita-autoguiada
Visitas em grupo: Informações em: www.fjposantagenebra.sp.gov.br/visita-monitorada-para-grupos
Escolas públicas e entidades filantrópicas: Inscrições abertas em fevereiro e julho. Detalhes em: http://www.fjposantagenebra.sp.gov.br/escolas-publicas-e-entidades-filantropicas
Redes sociais:
Facebook: http://facebook.com/matadesantagenebra
Instagram: @matasantagenebra
Contato:
Telefone: (19) 3749-7200
Endereço: Rua Mata Atlântica, 447 - Bosque de Barão Geraldo, Campinas