
A Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Mata de Santa Genebra, administrada pela Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), oferece diversas opções de visitas monitoradas conduzidas por profissionais credenciados.
Os roteiros variam de 1 km a 11 km e possibilitam aos visitantes uma experiência aprofundada de contato com a natureza, com explicações sobre biodiversidade, história e características da área protegida.
Ao contratar um condutor autorizado, os grupos são acompanhados por profissionais com formação específica para atuação na reserva florestal. Esses condutores proporcionam um percurso adaptado aos interesses e necessidades dos visitantes, enriquecendo o passeio com informações sobre fauna, flora, história e ecologia.
Consulte as datas disponíveis diretamente com o condutor de seu interesse em https://www.fjposantagenebra.sp.gov.br/visita-monitorada-para-grupos
Zelo pela preservação e educação ambiental
Além da mediação ambiental, os profissionais também zelam pela segurança dos participantes e pela preservação do patrimônio natural da unidade de conservação, reforçando o compromisso da FJPO com práticas de visitação responsáveis e educativas.
O pagamento do serviço de condução é da responsabilidade do grupo, cujo valor deve ser combinado diretamente com o condutor.
Roteiros disponíveis para visitação monitorada:
TRILHA DO JATOBÁ
Extensão da trilha: 400m ou extensão completa do roteiro: 800m
Classificação: Leve
Duração aproximada do roteiro: 30 min
A atividade se inicia na sede da Fundação José Pedro de Oliveira onde os visitantes poderão conhecer o Viveiro de Mudas Nativas. Em seguida é iniciada uma caminhada por trilha através de áreas em recuperação. Durante a caminhada o grupo fará paradas para contemplar o gigante Jatobá com quase 30 metros de altura e o Borboletário Santa Genebra. Nesse roteiro também é possível conhecer a Trilha do Folclore Brasileiro.
LAGUINHO DA SANÃ
Extensão completa do roteiro: 1600m
Classificação: Leve
Duração aproximada do roteiro: 1h
O roteiro envolve uma caminhada agradável pela estrada que contorna a floresta. O Laguinho da Sanã fica a 800m da Sede da Fundação e é um local propício para o avistamento de aves e contemplação da natureza. Conta com uma pequena lagoa artificial e, nas épocas mais secas do ano, é possível ter acesso ao riacho. No Laguinho, os visitantes podem ainda visitar o Meliponário e conhecer o trabalho de conservação das abelhas nativas sem ferrão.
TRILHA DOS CANXINS
Extensão da Trilha dos Canxins: 1200m
Extensão completa do roteiro: 5km
Classificação: Leve
Duração aproximada do roteiro: 1h30
O roteiro envolve caminhada pela estrada que contorna a floresta e pela Trilha dos Canxins. Durante o percurso é permitido fazer paradas no Borboletário Santa Genebra, no Laguinho da Sanã e no Marco Central da Mata.
CONTORNO DA FLORESTA
Extensão completa do roteiro: 8 km
Classificação: Moderada
Duração aproximada do roteiro: 2h30
O roteiro envolve caminhada pela estrada que contorna a floresta. Durante o percurso, podem ser feitas paradas no Borboletário Santa Genebra e no Laguinho da Sanã. Considere a necessidade de bom preparo físico para percorrer a caminhada de 8 km.
A FJPO estabelece as normas para visitação e para autorização dos condutores, mas não interfere nos valores cobrados por eles. Avaliações positivas e reclamações sobre o serviço prestado, pedem ser enviados para cristiano.krepsky@fjposantagenebra.sp.gov.br (as mensagens são lidas e respondidas de segunda a sexta-feira, em horário comercial).
Lembramos que também é possível realizar visitas autoguiadas individuais ou em pequenos grupos sem custos.
Saiba mais em https://www.fjposantagenebra.sp.gov.br/visita-autoguiada