Sanasa inicia operação do reservatório de água de reuso do Pico das Cabras

Equipamento foi instalado para abastecer caminhões dos bombeiros no combate a incêndios

Autoridades participaram da entrega do reservatório na manhã desta sexta-feira, 16

Entrou em operação na manhã de sexta-feira, 16 de maio, o reservatório de água de reuso do Pico das Cabras, em Campinas. Instalado próximo ao portão do Observatório Municipal Jean Nicolini, o equipamento, doado pela Sanasa, é destinado ao abastecimento dos caminhões do Corpo de Bombeiros, reforçando o combate a incêndios na região.

Confeccionado em fibra de vidro, o equipamento mede 7,3 metros de comprimento, 4,5 metros de largura e pesa 4,5 toneladas. Possui capacidade para armazenar 100 mil litros de água de reuso.O prefeito Dário Saadi lembrou da dificuldade do Corpo de Bombeiros em abastecer os caminhões em setembro do ano passado, quando um incêndio de grandes proporções atingiu a região do Pico das Cabras durante dez dias. "No ano passado o observatório ficou muito vulnerável, quase foi atingido pelo incêndio. Uma dificuldade observada foi a disponibilidade de água, os caminhões tinham que buscar água no hidrante de Joaquim Egídio", recordou.O investimento da Sanasa para a instalação do reservatório foi de R$ 150 mil. "Campinas é cidade referência na produção de água de reuso, vamos usar uma parte dessa água para ajudar no combate aos incêndios na região", destacou o presidente da empresa de saneamento, Manuelito Magalhães Júnior.

Reservatório tem capacidade para armazenar 100 mil litros de água: aliado no combate a incêndios

Reservatório tem capacidade para armazenar 100 mil litros de água: aliado no combate a incêndios

De acordo com o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, a intenção é estender essa estratégia para outras regiões de Campinas. "Hoje estamos tentando expandir para mais quatro áreas da cidade com reservatórios de 40 mil litros", adiantou Furtado. "No ano passado tínhamos que percorrer mais de 40 minutos até chegar ao hidrante mais próximo para abastecer os caminhões, por isso quero agradecer ao poder público municipal por esta preocupação", complementou o subcomandante interino do Corpo de Bombeiros, Capitão Luiz Fernando Baccin.IncêndioEntre os dias 9 e 19 de setembro do ano passado, o incêndio de grandes proporções na região do Pico das Cabras atingiu 987 hectares, sendo 140 deles na área de Campinas. Na ação de combate foram utilizados 233 mil litros de água tratada e 255 mil litros de água de reuso, além de 700 copos para consumo das equipes.

O Departamento de Defesa Civil de Campinas, vinculado à Secretaria Municipal de Governo, é o órgão central do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, responsável por promover a normatização, supervisão técnica e específica sobre as ações desenvolvidas pelos órgãos do SIMPDEC. Entre em contato pelo telefone 199 para registrar ocorrências.

aaa