
A Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO) participou, na tarde de hoje, da 5ª Reunião Técnica sobre Perspectivas Climáticas para 2025 e o Risco de Incêndios Florestais, realizada em Brasília, no formato híbrido. O encontro reuniu instituições de referência científica e órgãos governamentais para discutir os cenários climáticos até o final de 2025 e seus impactos diretos sobre a ocorrência de incêndios florestais em todo o país.
A reunião foi organizada pelo Secretário do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, André Lima, e por João Paulo Sotero, Chefe de Gabinete da Secretaria de Controle do Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial.
A FJPO integra o Comitê Nacional de Manejo Integrado do Fogo (COMIF) como representante da Anamma Brasil – Associação Nacional dos Órgãos Gestores Municipais de Meio Ambiente. Nesta reunião, a instituição esteve representada pelo presidente Rogério Menezes, pela diretora técnico-científica Sabrina Martins e por Valdinei, chefe da Brigada de Incêndio da Fundação.
Durante o encontro, instituições como INPE/CPTEC, INMET, Lasa/UFRJ, CEMADEN e a Agência Nacional de Águas (ANA) apresentaram análises sobre previsão climática, indicadores de perigo de fogo, impactos esperados das mudanças do clima e projeções de secas e vazões, seguidas de um momento de debate com os participantes.