Prefeitura de Atibaia e OSCIP Simbiose realizam visita técnica na ARIE Mata de Santa Genebra para conhecer o modelo de gestão do uso público

Prefeitura de Atibaia e OSCIP Simbiose realizam visita técnica na ARIE Mata de Santa Genebra para conhecer o modelo de gestão do uso público

A ARIE Mata de Santa Genebra recebeu nesta segunda-feira, 01/09, a visita de representantes da Prefeitura Municipal de Atibaia e da Organização da Sociedade Civil Simbiose. As instituições atuam na cogestão do Parque Natural Municipal da Grota Funda e trabalham no aprimoramento dos programas de uso público da Unidade de Conservação. 

Técnicos da Fundação José Pedro de Oliveira apresentaram a evolução dos programas de uso público da ARIE Mata de Santa Genebra ao longo dos últimos anos. As ações empreendidas pela FJPO permitiram a ampliação da oferta de atividades e o oferecimento de opções para públicos com diferentes interesses e necessidades. 

O programa de uso público da Mata oferece ainda importantes oportunidades para a participação da sociedade na gestão da Unidade de Conservação. Programas como o voluntariado e o credenciamento de condutores de visitantes ampliam o envolvimento da comunidade local em ações de uso público e favorecem o estabelecimento de parcerias essenciais para a Conservação de uma Unidade de Conservação em ambiente urbano. 

O Presidente da Fundação José Pedro de Oliveira, Rogério Menezes, destaca a importância do intercâmbio entre as instituições: “É essencial que as experiências sejam compartilhadas e que as melhores práticas de gestão estejam à disposição para as Unidades de Conservação da Região. ” 

Participaram da atividade representando a prefeitura de Atibaia Karina Suzuki - Chefe das Unidades de Conservação; Dan Wirgues - Chefe da Divisão de Planejamento e Registro; Érico Nomura – Biólogo; Luiz Pol - Biólogo. Pela OSICP Simbiose participaram Mateus Queiroz, Presidente;  Tábata Morais – Gestora; Paulo Rodrigues - Coordenador de Operações; Mikael Müller - Monitor Ambiental; Érika Magalhães - Monitora Ambiental. 

Sobre o Parque Municipal da Grota Funda em Atibaia

Com uma área de aproximadamente 263 hectares, o Parque Natural Municipal da Grota Funda, antigamente Parque Florestal Itapetinga, foi uma antiga fazenda de produção de café a carvão vegetal tendo sua vegetação quase que toda devastada.

 

Hoje o parque possui 3 trilhas para visitação pública e educacional, (Trilha Gruta do Saci, Trilha do Lajeado e Trilha do Milho Vermelho) e áreas de visitação (Centro de Apoio ao Visitantes, Mirante do Lago e Barragem).

Maiores informações:

https://www.atibaia.sp.gov.br/grotafunda/conheca-o-parque-natural-municipal-da-grota-funda

aaa