Seguindo a programação especial da SEMEIA 2023, a Fundação José Pedro de Oliveira realizou na tarde de ontem (quarta-feira, 31 de maio) das 13h30 às 17h, o “Seminário: Abelhas nativas - Manejo e Desafios à Conservação”.
O encontro, que aconteceu no Salão Vermelho do Paço municipal de Campinas, contou com a presença de mais de 90 pessoas, dentre alunos do 9º ano da Escola Estadual Francisco Glicério e interessados de diversas idades.
A mesa de abertura, coordenada pela cerimonialista do evento, a bióloga Sabrina Martins (diretora do Departamento Técnico Científico da FJPO), contou com a presença do vereador Luiz Cirilo, de Amandi Buzon Rodelli (coordenador de Educação Ambiental da SVDS), do presidente da Fundação José Pedro de Oliveira, Aparecido Souza Santos e do organizador do evento Augusto Ventura (biólogo – FJPO).
Os palestrantes Ricardo Costa Rodrigues de Camargo (Associação de Meliponicultores do estado de São Paulo - AMESAMPA), Carina Abreu (ZumZum Verde Paisagismo e Educação), Guilherme Aguirre (Meliponário AirbnBee) e Kayna Agostini (professora da UFSCAR / REBIPP - Rede Brasileira de Interação Planta Polinizador) tiveram a oportunidade de apresentar e interagir com um público curioso, que lhes direcionou várias perguntas sobre políticas públicas, manejo, ecologia e sobre a biologia das abelhas nativas.
Uma tarde rica em reflexões e aprendizado sobre estes seres tão importantes, principais responsáveis pelo serviço ecossistêmico da polinização.