Por Luciane Borrmann, Labjor/Unicamp
Você sabia que...
As moscas podem ser classificadas pelo seu hábito alimentar. Há muitas moscas polinizadoras, moscas hematófagas (a mutuca), moscas necrófagas, moscas parasitas e moscas detritívoras (alimentam-se de material vegetal fermentado).
Elas podem ajudar a solucionar parte de um crime na área de entomologia forense, que é o estudo da biologia de insetos em processos criminais, quando é necessário conhecer as espécies do local onde um cadáver é encontrado. Por exemplo, se é encontrado um corpo próximo à mata de Santa Genebra, o perito pode consultar o levantamento de moscas necrófagas da região e ter uma ideia dos tipos de espécies que ele encontrará no cadáver ajudando a definir o tempo mínimo de morte. O levantamento de moscas no fragmento pode ajudar também na preservação ambiental com a indicação da existência ou não de espécies de moscas urbanas.
Em seu trabalho, Levantamento e Diversidade de Espécies de Calliphoridae e Sarcophagidae (Diptera) em Fragmentos do Bioma Mata Atlântica, São Paulo, Natane de C.S Purgato, doutora em Biologia Animal recolheu em cada um dos quatro locais de pesquisa quatro coletas de espécimes adultos de Diptera. O trabalho foi feito trimestralmente durante as quatro estações (outono, primavera, verão e inverno), entre os meses de julho de 2018 a junho de 2019. Para captura dos espécimes foi utilizada armadilhas do tipo Shuey modificadas, com quatro tipos de iscas (moela de frango, peixe inteiro, rim bovino e fezes humanas, previamente decompostas por 72 horas). As armadilhas ficaram expostas por 24 horas, para minimizar a fuga dos espécimes, e as iscas não foram substituídas. Os exemplares coletados foram retirados e armazenados em recipientes contendo etanol (96-100%).
Para saber mais: http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/344535/1/Purgato_NataneDeCassiaSibon_D.pdf?fbclid=IwAR13lgIrRPJ2upzlnnFIUKdDgXzte7nVEqmZPRRZDvmQjT0wC8iq8HISNws
Imagem 1: moscas - fonte: https://www.justica.gov.br/.../cartilha-de.../view
Imagem 2: Armadilha do tipo Shuey modificada - fonte: Natane de C. S. Purgato (2017).