
No primeiro semestre de 2025, cerca de 2000 estudantes de escolas públicas e de entidades filantrópicas participaram das visitas monitoradas na Mata.
Nesta semana, quatro turmas de estudantes da Escola Estadual Barão Geraldo de Rezende, visitarão a Área de Relevante Interesse Ecológico Mata de Santa Genebra, administrada pela Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), abrindo a programação de visitas monitoradas gratuitas do segundo semestre de 2025 para as escolas públicas e entidades sem fins lucrativos.
O roteiro de atividades varia conforme a faixa etária dos estudantes, e as ações são sempre acompanhadas por monitores especializados. Durante a atividade, os alunos têm a oportunidade de conhecer a trilha do riachinho da Sanã, o meliponário e o borboletário e participam de palestra sobre a biodiversidade local. Além dos momentos de muito contato com a natureza, a programação inclui um piquenique no local.
Cristiano Krepsky, biólogo da FJPO, diz que as crianças e adolescentes são recepcionados na Mata com uma palestra sobre a história da reserva e a biodiversidade local. “Para muitos alunos é a primeira oportunidade de conhecer e caminhar em uma trilha e a nossa proposta é despertar o interesse em aprender e se relacionar com a natureza por meio do contato direto com a floresta”, afirma. “No meliponário, por exemplo, eles são sensibilizados para a necessidade de conservação dos polinizadores e têm no contato com as abelhas nativas sem ferrão como a Jataí e a Iraí, que são espécies da Mata Atlântica e que fazem importantíssimo papel na manutenção da floresta. Já no borboletário, são apresentados os ciclos de vida das borboletas e algumas das mais de 700 espécies existentes na Mata", explica o biólogo.
As visitas são organizadas pelo Centro de Educação Ambiental da FJPO, e têm por objetivo promover o envolvimento dos participantes na conservação da Mata e na preservação da biodiversidade regional. Em 2024, mais de 3.300 alunos de escolas públicas e de entidades filantrópicas participaram das visitas monitoradas, ao longo do ano.
No primeiro semestre de 2025, cerca de 2000 estudantes tiveram a oportunidade de visitar a Mata de Santa Genebra. Para o segundo semestre deste ano já estão agendadas 55 visitas de escolas públicas e entidades filantrópicas.
Serviço:
Visitas à Mata de Santa Genebra
Escolas públicas e entidades filantrópicas As vagas são limitadas e abertura da agenda ocorre nos meses de fevereiro e julho. Para mais informações e inscrições, acesse https://www.fjposantagenebra.sp.gov.br/escolas-publicas-e-entidades-filantropicas
Visita autoguiada Recomendada para visitas individuais ou em pequenos grupos. Visitantes caminham sem o acompanhamento de um condutor por roteiros pré-determinados. É possível realizar caminhas curtas de 900 metros até 2 km.Para consultar as datas e horários disponíveis e realizar sua inscrição, acesse: https://www.fjposantagenebra.sp.gov.br/visita-autoguiada
Visita em grupo Para contato com os condutores autorizados, acesse https://www.fjposantagenebra.sp.gov.br/visita-monitorada-para-grupos