Mata de Santa Genebra inaugura Mini Pantanal Sanã no Dia Mundial da Água

Mata de Santa Genebra inaugura Mini Pantanal Sanã no Dia Mundial da Água

Figura 1: Presidente da FJPO - Sr. Aparecido Souza Santos (Cidão Santos) em discurso de inauguração com a presença do Prefeito Municipal Dr. Dário Saadi e o Presidente da Câmara Municipal de Campinas Sr. Luiz Rossini

A Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), que administra a Mata de Santa Genebra, inaugurou no dia 22 de março, Dia Mundial da Água, o Mini Pantanal Sanã. Localizado a 800 metros da sede da Mata de Santa Genebra (rua Mata Atlântica, 447, Bosque de Barão Geraldo, Campinas), o espaço possui um deck de 100 metros de extensão onde é possível caminhar sobre uma área de brejo e entrar em contato com a natureza do local. Esta uma das entregas das comemorações dos 250 anos da cidade.

O prefeito Dário Saadi participou da inauguração e parabenizou a iniciativa da Mata de Santa Genebra que ocorreu por meio de uma compensação ambiental, em parceria com a Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade. “No Dia Mundial da Água estamos entregando o ‘Pantanalzinho da Sanã’. Na beira deste riacho já foram avistados diversos animais entre eles a onça-parda. É uma ação importante de lazer e conscientização sobre a preservação do meio ambiente”, disse o prefeito.

Além de inaugurar o Mini Pantanal, Cidão Santos, presidente da FJPO, fez o descerramento da placa em referência ao meliponário que foi implantado no local em novembro de 2021. “O nome do Mini Pantanal é uma homenagem à Sanã, que é uma ave aquática que habita esta região. Aqui há também um conjunto de nascentes e estamos festejando a inauguração de dois locais para a visitação pública”, disse o presidente da Mata. “Chamamos de Mini Pantanal pois este meio ambiente possui uma estrutura que lembra o bioma do Pantanal Mato-Grossense”, afirma Cidão Santos. “O local é belíssimo, rodeado de natureza e um dos mais bonitos da cidade”, completa.

O presidente da Câmara de Campinas, Luiz Rossini, também esteve presente na inauguração.

Figura 2: Crianças observando o riacho no deck.


aaa