
Participantes vão atuar presencialmente na organização e realização da feira da Mata, que acontece no dia 5 de julho
Estão abertas as inscrições para quem tem interesse em ser um voluntário de curta duração na ARIE Mata de Santa Genebra. A inscrição pode ser feita pelo link https://sejaumvoluntario.sisicmbio.icmbio.gov.br/voluntariado/chamadas/publico/ até o dia 22 de junho. A ação é resultado de parceria entre a Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO) com o Programa Nacional do voluntariado do ICMBio. Ao acessar o sistema pela primeira vez, é necessário preencher o cadastro disponível no sistema com as informações pessoais e selecionar no campo “Chamadas abertas” a chamada ICMBio NGI Iperó 0013/2025.
Conforme os organizadores, o objetivo da atividade é proporcionar a participação daqueles interessados que não conseguem atuar por períodos mais longos no programa. Nessa edição, os participantes vão atuar presencialmente na organização e realização da Feira da Mata que acontece no dia 5 de julho, das 8h30 às 16h30. O encontro celebra os 44 anos da doação da Mata de Santa Genebra ao município de Campinas.
Segundo Cristiano Krepsky, biólogo da Mata, além de ser uma importante ferramenta de aprendizado para estudantes e profissionais formados, o programa é fundamental para a realização dos projetos previstos no Plano de Manejo da ARIE e para o envolvimento da comunidade na gestão da Unidade de Conservação. O biólogo afirma ainda que, participar do programa, o voluntário adquire experiência na prática da conservação do meio ambiente, integração comunitária, educação ambiental e desenvolvimento sustentável, aprimorando os conhecimentos para sua formação educacional e profissional e como experiência de cidadania, propiciando seu desenvolvimento pessoal.
Sobre a ARIE Mata de Santa Genebra
A Mata de Santa Genebra ocupa uma área de 251,77 hectares, o equivalente a 300 campos de futebol, é o maior fragmento florestal da Região Metropolitana de Campinas, e abriga uma grande diversidade de animais.
A Mata de Santa Genebra é uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE). Sua gestão é compartilhada entre a Fundação José Pedro de Oliveira e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICM-Bio).
Somente do grupo de vertebrados são 365 espécies, sendo 38 de répteis, 20 de anfíbios, 247 de aves, 56 de mamíferos e 4 de peixes. Quanto aos invertebrados (insetos, moluscos, aracnídeos, etc.) não há um valor definido, o grupo de invertebrados mais conhecido de Mata é o das borboletas, com 700 espécies identificadas.
Dentre os animais já identificados na Mata há alguns que estão na lista de espécies ameaçadas, como a onça-parda (Puma concolor), o gato-do-mato-do-sul (leopardos guttulus) e a jaguatirica (Leopardus pardalis).
Outras espécies, como o bugio-ruivo (Alouatta guariba), o macaco-prego (Sapajus nigritus) e diversas aves estão na lista de quase ameaçadas.
SERVIÇO
Visitas à Mata de Santa Genebra
Visita autoguiada
Recomendada para visitas individuais ou em pequenos grupos. Visitantes caminham sem o acompanhamento de um condutor por roteiros pré-determinados. É possível realizar caminhas curtas de 900m metros até 2 km.
Para consultar as datas e horários disponíveis e realizar sua inscrição acesse:
https://www.fjposantagenebra.sp.gov.br/visita-autoguiada
Visita em grupo
Para contato com os condutores autorizados acesse https://www.fjposantagenebra.sp.gov.br/visita-monitorada-para-grupos
Escolas públicas e entidades Filantrópicas
As vagas são limitadas e abertura da agenda ocorre nos meses de fevereiro e julho. Mais informações e inscrições acesse
https://www.fjposantagenebra.sp.gov.br/escolas-publicas-e-entidades-filantropicas
Eventos e atividades culturais
Agenda nas redes sociais:
facebook.com/matadesantagenebra
http://instagram.com/matasantagenebra/
Telefone de contato: (19) 3749-7200
Endereço: rua Mata Atlântica, 447 - Bosque de Barão Geraldo
Campinas