
Durante o mês de janeiro, a Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), gestora da Mata de Santa Genebra, oferece uma programação especial de férias com visitas autoguiadas gratuitas para quem busca lazer, contato com a natureza e aprendizado ambiental. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site https://www.fjposantagenebra.sp.gov.br/visita-autoguiada.A diretora técnica da Mata, a bióloga Sabrina Martins, destaca que durante as atividades, os visitantes poderão aproveitar caminhadas leves, bem sinalizadas e realizadas sem o acompanhamento de guias, indicadas para visitas individuais ou em pequenos grupos. Entre os roteiros disponíveis estão a Trilha do Jatobá, Borboletário, Viveiro de Mudas Nativas, Trilha do Folclore, Mini Pantanal da Sanã (Laguinho da Sanã) e Meliponário.
“As visitas autoguiadas permitem caminhadas curtas em meio à floresta, proporcionando momentos de contemplação e aprendizado sobre a biodiversidade local”, diz. A bióloga frisa ainda que antes do início do percurso, os visitantes são recepcionados por monitores da Fundação, que fornecem orientações para uma experiência segura e responsável.
Ela lembra que os menores de idade devem estar acompanhados por um adulto responsável. Para participar, é obrigatória a inscrição individual de cada visitante, inclusive crianças.
Roteiros disponíveis
Trilha do JatobáExtensão da trilha: 400 m;Extensão total do roteiro: 800 m;Classificação: leve;Duração aproximada: 30 minutos.O percurso tem início na sede da Fundação José Pedro de Oliveira, com visita ao Viveiro de Mudas Nativas. A caminhada passa por áreas em recuperação ambiental e inclui paradas para contemplação do Jatobá, árvore com cerca de 30 metros de altura, além do Borboletário Santa Genebra e da Trilha do Folclore Brasileiro.
Laguinho da Sanã (Mini Pantanal da Sanã)Extensão total do roteiro: 1.600 m;Classificação: leve;Duração aproximada: 1 hora.
O roteiro segue pela estrada que contorna a floresta até o Mini Pantanal da Sanã, localizado a 800 m da sede. O local é propício para observação de aves e conta com uma lagoa artificial. Em períodos mais secos, é possível acessar o riacho. No local, os visitantes também podem conhecer o Meliponário e o trabalho de conservação das abelhas nativas sem ferrão.
Além desses percursos, a Mata de Santa Genebra conta com outros roteiros mais longos, como a Trilha dos Canxins e o Contorno da Floresta, recomendados para quem possui melhor preparo físico ou opta pela contratação de condutores autorizados.
Orientações importantes
Os organizadores das atividades ressaltam que o tempo máximo de permanência na Unidade de Conservação é de 2 horas. Entre as recomendações para os visitantes estão, o uso de calça comprida e calçado fechado, o uso de repelente devido à presença de mosquitos e levar garrafinha de água (há bebedouro no local para reabastecimento).
As atividades são canceladas em caso de chuva ou ventos fortes.
Conforme a bióloga, os roteiros mais longos são realizados apenas com monitoria e com condutores credenciados em grandes grupos. Os valores dos serviços de condução são definidos diretamente entre o grupo e o profissional. Mais informações, datas disponíveis e inscrições estão no site:
https://www.fjposantagenebra.sp.gov.br/visita-autoguiada.
A equipe da Mata de Santa Genebra reforça o convite para que famílias e amigos aproveitem as férias em um dos mais importantes remanescentes de Mata Atlântica da região, com segurança, educação ambiental e contato direto com a natureza.
Sobre a ARIE Mata de Santa Genebra
A Mata de Santa Genebra ocupa uma área de 251,77 hectares, o equivalente a 300 campos de futebol. É o maior fragmento florestal da Região Metropolitana de Campinas, e abriga uma grande diversidade de animais.A Mata de Santa Genebra é uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE). Sua gestão é compartilhada entre a Fundação José Pedro de Oliveira e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICM-Bio).Somente do grupo de vertebrados são 368 espécies, sendo 38 de répteis, 20 de anfíbios, 249 de aves, 57 de mamíferos e 4 de peixes. Quanto aos invertebrados (insetos, moluscos, aracnídeos, etc.) não há um valor definido, o grupo de invertebrados mais conhecido de Mata é o das borboletas, com 706 espécies identificadas,de acordo com publicação científica de 2025.Dentre os animais já identificados na Mata há alguns que estão na lista de espécies ameaçadas, como a onça-parda (Puma concolor), o gato-do-mato-do-sul (leopardos guttulus) e a jaguatirica (Leopardus pardalis).Outras espécies, como o bugio-ruivo (Alouatta guariba), o macaco-prego (Sapajus nigritus) e diversas aves estão na lista de quase ameaçadas.
Para visitar a ARIE Mata de Santa Genebra, acesse: https://www.fjposantagenebra.sp.gov.br/opcoes-visitacao.