
A atividade é aberta a todos os interessados e não é nessessario fazer inscrição
Interessados em desfrutar de uma caminhada pela mata e ainda aprender sobre plantas medicinais estão convidados para o evento “Farmácia na Floresta”, que acontecerá na ARIE Mata Santa Genebra nesta sexta-feira no dia 9 de maio, das 9h às 9h45. A atividade é aberta a todos e não é necessário fazer inscrição, basta chegar com dez minutos de antecedência na Mata, localizada na rua Mata Atlântica, 447, Bosque de Barão, Campinas. No encontro, será apresentada a utilização do guaco (Mikania glomerata) que pode auxiliar no tratamento de problemas respiratórios.
No local, alunos da graduação e pós-graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unicamp farão apresentação sobre a planta medicinal com foco na correta identificação das espécies e recomendações da preparação para o uso seguro e eficaz. A atividade é uma parceria entre a Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), que administra a Mata de Santa Genebra, e a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unicamp.
Cristiano Krepsky, Biólogo Mata, destaca que a FJPO tem buscado promover atividades que integram a conservação da floresta com a saúde da comunidade. “O Farmácia na Floresta é uma atividade que faz parte da abordagem que busca sensibilizar a comunidade para essa relação direta que existe entre a saúde da natureza e a saúde das pessoas”, afirma o biólogo.
Ao final do bate-papo, os participantes poderão ainda participar de uma caminhada leve pela floresta. Dúvidas podem ser encaminhadas para contato.fundacao@fjposantagenebra.sp.gov.br .
Sobre a ARIE Mata de Santa Genebra
A Mata de Santa Genebra ocupa uma área de 251,77 hectares, o equivalente a 300 campos de futebol, o maior fragmento florestal da Região Metropolitana de Campinas, e abriga uma grande diversidade de animais.
A Mata de Santa Genebra é uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE). Sua gestão é compartilhada entre a Fundação José Pedro de Oliveira e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICM-Bio).
Somente do grupo de vertebrados são 365 espécies, sendo 38 de répteis, 20 de anfíbios, 247 de aves, 56 de mamíferos e 4 de peixes. Quanto aos invertebrados (insetos, moluscos, aracnídeos, etc.) não há um valor definido; o grupo de invertebrados mais conhecido de Mata é o das borboletas, com 700 espécies identificadas.
Dentre os animais já identificados na Mata há alguns que estão na lista de espécies ameaçadas, como a onça-parda (Puma concolor), o gato-do-mato-do-sul (leopardos guttulus) e a jaguatirica (Leopardus pardalis).
Outras espécies, como o bugio-ruivo (Alouatta guariba), o macaco-prego (Sapajus nigritus) e diversas aves estão na lista de quase ameaçadas.
SERVIÇO
Visitas à Mata de Santa Genebra
Visita autoguiada
Recomendada para visitas individuais ou em pequenos grupos. Visitantes caminham sem o acompanhamento de um condutor por roteiros pré-determinados. É possível realizar caminhas curtas de 900m metros até 2 km.
Para consultar as datas e horários disponíveis e realizar sua inscrição acesse:
https://www.fjposantagenebra.sp.gov.br/visita-autoguiada
Visita em grupo
Para contato com os condutores autorizados acesse https://www.fjposantagenebra.sp.gov.br/visita-monitorada-para-grupos
Escolas públicas e entidades Filantrópicas
As vagas são limitadas e abertura da agenda ocorre nos meses de fevereiro e julho. Mais informações e inscrições acesse
https://www.fjposantagenebra.sp.gov.br/escolas-publicas-e-entidades-filantropicas
Eventos e atividades culturais
Agenda nas redes sociais:
fjposantagenebra.sp.gov.br
facebook.com/matadesantagenebra
http://instagram.com/matasantagenebra/
Telefone de contato: (19) 3749-7200
Endereço: rua Mata Atlântica, 447 - Bosque de Barão Geraldo