
A ARIE Mata de Santa Genebra recebeu, nesta terça-feira, a visita técnica de um grupo formado por aproximadamente 27 alunos, dois professores e seis monitores do curso “Introdução ao Estudo dos Lepidoptera”, disciplina de férias de verão do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
A atividade foi conduzida pelo Prof. Dr. André Freitas, docente responsável pela disciplina e reconhecido nacionalmente como referência na área de estudo de borboletas e mariposas.
Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de observar, em ambiente natural, diferentes espécies de borboletas e mariposas, bem como suas lagartas, ampliando o contato direto com a biodiversidade presente na Mata de Santa Genebra. A proposta da atividade foi integrar teoria e prática, possibilitando a aplicação, em campo, dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Esta visita técnica reforça a importância da unidade de conservação de Campinas como espaço de ensino, pesquisa e conservação da biodiversidade, especialmente no contexto da formação acadêmica de futuros biólogos” afirma o presidente da Fundação José Pedro de Oliveira, gestora da ARIE Mata de Santa Genebra, Rogério Menezes.
A iniciativa reforça a importância da ARIE Mata de Santa Genebra como espaço estratégico para a pesquisa científica, a educação ambiental e a formação acadêmica, contribuindo para o conhecimento e a conservação da biodiversidade local.
Borboletário Santa Genebra
Inaugurado oficialmente em 17 de dezembro de 2005, o Borboletário Santa Genebra possui uma área de 3.000 m², dividida em três espaços principais: Casa de Criação, Viveiro de Borboletas e Mudas e Jardim.
O espaço é uma importante ferramenta de pesquisa para universidades e escolas, além de ser uma oportunidade para reaproximar as pessoas com a natureza, utilizando a beleza e a relevância ecológica das borboletas como instrumento de educação ambiental.
As visitas ao Borboletário são realizadas mediante agendamento prévio.