
Nesta sexta-feira, 23/05, a ARIE Mata de Santa Genebra recebeu educadores participantes do Projeto Gota d’água promovido pelo Consórcio PCJ. Cerca de 60 educadores de diversos municípios das bacias PCJ participaram da atividade.
No encontro que teve como tema " Conhecendo nossa biodiversidade" os educadores tiveram a oportunidade de dialogar com a equipe técnica da Fundação José Pedro de Oliveira sobre a relação intrínseca entre a conservação das áreas naturais e dos recursos hídricos. Também foram apresentados os projetos educativos desenvolvidos na Mata de Santa Genebra.
Os participantes tiveram ainda a oportunidade vivenciar de forma direta o contato com a natureza em visitas ao Riacho da Sanã e à trilha do Jatobá.
Segundo o Consórcio PCJ, o projeto Gota d’Água é um dos principais projetos do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ. Entre os objetivos do projeto, estão a intensificação das ações de educação ambiental, voltadas à gestão da água, e a busca do envolvimento do público formal (escolas) e o não-formal (comunidade), em atividades de educação e sensibilização ambiental.
Atualmente, o programa conta com a parceria de 50 municípios e mobiliza, em média (considerando os 30 anos do projeto), aproximadamente 5.000 educadores e 140.000 estudantes por ano. Em 2025, o Projeto Gota d’Água tem como principal objetivo abordar as relações intrínsecas entre a água e a biodiversidade.
O presidente da FJPO Rogério Menezes fez a abertura da atividade propondo a ampliação da parceria entre a Fundação da Mata de Santa Genebra e o Consórcio PCJ.