FJPO realizara o Seminário: abelhas nativas - Manejo e Desafios à Conservação.

De 28 de maio a 05 de junho acontece a Semana do Meio Ambiente de Campinas – SEMEIA 2023.

O tema deste ano “Todos na Rede Campinas de Educação Ambiental” nos remete à importância do esforço coletivo no trabalho pela educação e cooperação pela conservação ambiental. Seja você também mais um elemento desta rede!

Quarta-feira (31/05) - 13h30-17h: Seminário: abelhas nativas - Manejo e Desafios à Conservação.

Local: Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas - Av. Anchieta, 200 - Centro, Campinas.

Público: Aberto ao público.

Programação:

13h30-13h-45: Recepção.

13h45-14h: Mesa de abertura com o Prefeito de Campinas, Dário Saadi, o Secretário Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes de Mello e o Presidente da Fundação José Pedro de Oliveira, Aparecido Souza Santos.

14h-16h: Palestras.

16h-16h15: Intervalo / coleta de perguntas à mesa.

16h15-17h: mesa redonda.

PALESTRANTES:

Ricardo Costa Rodrigues de Camargo (AMESAMPA) - Pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, Presidente do Conselho Deliberativo da ABREMel-Associação Brasileira das Entidades da Meliponicultura e membro fundador e atual tesoureiro da AMESAMPA (Associação de Meliponicultores do Estado de São Paulo). Palestra: Desafios ao desenvolvimento da Meliponicultura: aspectos regulatórios, governança do setor e políticas públicas.

Carina Abreu (ZumZum Verde Paisagismo e Educação) - Zootecnista (UFRuralRJ), licenciada em Biologia, mestra em Entomologia (USP), paisagista e permacultora.  Possui experiência com pesquisa, manejo e conservação de abelhas nativas, paisagismo funcional e educação. Atualmente é membro do Grupo de Trabalho para Implantação de Hortas Urbanas (Prefeitura de Campinas/SP), Colaboradora do PAN Insetos Polinizadores (ICMBio), membro do coletivo “Hortemos” e empreendedora socioambiental no ZumZum Verde Paisagismo e Educação. Palestra: Hortas e jardins agroecológicos como refúgio para abelhas nativas - O enriquecimento ambiental do meio urbano e a conservação da biodiversidade.

Guilherme Aguirre (Meliponário AirbnBee) - Biólogo e mestre em Ecologia pela Unicamp, meliponicultor, educador, fotógrafo e fundador do meliponário AirbnBee, empreendimento localizado em Campinas com diversas espécies de abelhas nativas, focado na conservação da biodiversidade, educação ambiental e valorização dos meliprodutos. Palestra: A difusão da Meliponicultura e a valorização dos meliprodutos para a Conservação da Biodiversidade.

Kayna Agostini (UFSCAR) - Bióloga, mestre e doutora em Biologia Vegetal pela Unicamp. Atualmente é revisora de revistas nacionais e internacionais e professora do Depto. De Ciências da Natureza, Matemática e Educação - Centro de Ciências Agrárias - Universidade Federal de São Carlos. Possui experiência na área de Biologia Vegetal e Ecologia, com ênfase em Polinização e Reprodução de Plantas, atuando principalmente nos seguintes temas: polinização, recursos florais, reprodução e serviços ecossistêmicos. Palestra: A importância da polinização por abelhas para a produção de alimentos no Brasil.

INSCRIÇÃO GRATUITA – ACESSE O LINK E PREENCHA O FORMULÁRIO ON-LINE: https://forms.gle/R7i5yz9sgn8dbDfW9