Brigada da Mata de Santa Genebra leva atividade educativa à escola do Jardim São Marcos

Brigada da Mata de Santa Genebra leva atividade educativa à escola do Jardim São Marcos

As equipes da Brigada de Incêndio da Fundação José Pedro de Oliveira estão reforçando as ações educativas com atividades de sensibilização sobre os riscos dos incêndios florestais em escolas públicas na região da Mata de Santa Genebra. 

Nesta quarta-feira (10/09), foi a vez de estudantes do ensino Fundamental da EMEF/EJA Padre José Narciso Vieira Ehrenberg localizada no Jardim São Marcos, receberem a visita dos brigadistas. 

Cerca de 200 alunos, puderam conhecer os riscos dos incêndios para a biodiversidade e para a saúde pública e as dificuldades enfrentadas pelos brigadistas no combate ao fogo em áreas florestais.

O Brigadista Fernando Augusto afirma que as apresentações e dinâmicas realizadas pelos brigadistas e equipe educadora da FJPO buscam sensibilizar os alunos de forma lúdica e adequada à faixa etária dos estudantes. “Os incêndios que ocorrem em áreas próximas à região do Jardim São Marcos representam não apenas um risco aos fragmentos florestais, mas também trazem sérios prejuízos a saúde da população, especialmente para pessoas com problemas respiratórios. Assim, nesse período de seca muito severa, é muito importante que toda a população nos ajude a evitar qualquer ação que possa causar incêndios ”. 

Elevado Risco para incêndios florestais

Nesta quarta-feira, 10 de setembro, Campinas está em estado de emergência para o risco de incêndios florestais.  O nível de emergência é o mais alto da escala da Defesa Civil do Estado de São Paulo

A Defesa Civil de Campinas também colocou a cidade em estado de alerta devido ao baixo índice de umidade do ar registrado no início da tarde. O indicador chegou a 19,7% às 12h40 na estação de medição do IAC no Taquaral. A umidade do ar ideal é em torno de 60%.

Operação Estiagem

As ações de prevenção às queimadas são realizadas pela Prefeitura na rotina da Defesa Civil e dentro da Operação Estiagem. O objetivo é fortalecer as ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação diante dos riscos associados ao período de seca. As ações da Operação são definidas por um comitê intersetorial formado por membros de diversos órgãos municipais e demais entidades ligadas ao tema.

aaa