Artigo publicado por pesquisadores da Unicamp em revista científica revela a impressionante diversidade de borboletas da Mata

Artigo publicado por pesquisadores da Unicamp em revista científica revela a impressionante diversidade de borboletas da Mata

Um artigo publicado por pesquisadores do Laboratório de Ecologia e Sistemática de Borboletas (Labbor) da Unicamp na revista científica Diversity registrou a presença de 706 espécies de borboletas na ARIE Mata de Santa Genebra.

O trabalho foi realizado durante o doutorado de Junia Carreira e reúne registros de trabalhos de campo conduzidos na ARIE Mata de Santa Genebra desde a década de 70 pelo Dr. Keith Brown Jr e pelo Dr. André Freitas que orientou Junia durante o Doutorado. 

Segundo a Dra Junia, esse número abarca tanto as espécies residentes que podem ser comumente vistas na mata, quanto espécies que ocasionalmente aparecem durante seus processos de dispersão. A pesquisadora destaca a importância do trabalho para a conservação das espécies de Borboletas “Além da lista, também trazemos informações sobre sazonalidade das borboletas e como elas variam ao longo dos meses, o que pode auxiliar em estratégias de conservação e orientar atividades de observação de borboletas ou outras iniciativas de ciência cidadã na Mata.”

O professor Dr. André Freitas destaca a importância da parceria com Thomaz Barrella, Biólogo da Fundação José Pedro de Oliveira e responsável pelo borboletário Santa Genebra: “ Pessoas como ele ajudam os pesquisadores a se sentirem bem-vindos a desenvolverem trabalhos ou atividades de ensino na Santa Genebra”

Para conferir esse e outros trabalhos realizado pelo Laboratório de Ecologia e Sistemática de Borboletas da Unicamp acesse:

https://labbor.ib.unicamp.br/ ou siga a página do laboratório nas redes sociais @labbor_unicamp

aaa