
Nesta segunda-feira (10/11), a Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Mata de Santa Genebra recebeu os professores participantes da primeira edição do curso “Educação Climática: Por práticas educacionais transformadoras”.
O processo formativo, realizado entre os meses de agosto e outubro, proporcionou uma rica troca de experiências entre especialistas que atuam em diferentes frentes no enfrentamento à emergência climática e educadores das redes municipal e estadual de ensino de Campinas.
Ao longo de dez encontros, foram discutidos temas fundamentais para o desenvolvimento de projetos escolares, como a relação entre mudanças climáticas e desastres socioambientais, justiça climática e racismo ambiental, além de questões como ansiedade climática e estratégias de engajamento estudantil.
O curso foi resultado de uma parceria entre o Cepagri-Unicamp, a Secretaria Municipal do Clima, Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável (SECLIMAS), o Programa de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, as Diretorias de Ensino Leste e Oeste da Rede Estadual e a Fundação José Pedro de Oliveira.