FJPO confirma baixo risco de transmissão de febre maculosa na Mata de Santa Genebra

Após levantamento conjunto, não foram encontrados carrapatos estrela nas áreas abertas aos visitantes, porém é recomendado verificar a presença de carrapatos após a visita.

A FJPO informa que após levantamento realizado conjuntamente com a Unidade de Vigilância de Zoonoses em diversas áreas da Mata de Santa Genebra, não foram encontrados carrapatos-estrela nas áreas abertas aos visitantes.

Considera-se assim que o risco de transmissão de febre maculosa é muito baixo, porém por ser uma área natural a ocorrência de carrapatos pode acontecer, por isso recomendamos que após a visitação verifique-se as roupas e o corpo para sua presença. 

Em caso de sintomas compatíveis com a febre maculosa, como febre, dor de cabeça, dores no corpo, náusea, vômitos e dores abdominais, em um período de até 15 dias após a visita, procure o serviço médico imediatamente e informe ter estado em área de alerta para a doença.

Mais informações podem ser obtidas no link: https://portal-api.campinas.sp.gov.br/sites/default/files/secretarias/arquivos-avulsos/125/2022/11/24-105701/Folder_Informativo_Febre_Maculosa_Brasileira.pdf

aaa