37 anos ARIE Mata de Santa Genebra

No dia 05 de novembro de 2022, das 08 às 16h, a Fundação José Pedro de Oliveira preparou uma programação especial para celebrarmos os 37 anos de criação da Área de Relevante Interesse Ecológico Mata de Santa Genebra.

São opções de atividades em contato com a natureza para crianças de todas as idades. Teremos ainda boas opções de alimentação na praça Peroba-poca, ao lado da portaria da Mata.

Confira abaixo a programação, convide a família e os amigos e venha curtir um dia na Mata!

 

1. Passeio Ciclístico 9km na Mata de Santa Genebra – 8h

Sábado, 05/11 às 08h, venha andar de bike e curtir todas as atrações da programação de aniversário da Mata de Santa Genebra.

Local: ARIE Mata de Santa Genebra, Rua Mata Atlântica, 447, Bosque de Barão, Barão Geraldo, Campinas.

Público: Jovens, adultos e crianças a partir de 7 anos de idade.

INSCRIÇÕES GRATUITAS NO LINK: https://forms.gle/nBLEw8xK22gJHZ7M8

Dúvidas: contato.fundacao@fjposantagenebra.sp.gov.br

 

2. Caminhada 8km na Mata – 08h30

Que tal começar o sábado com uma caminhada no entorno da Maior Floresta da Região de Campinas? 

Ao término da caminhada, você poderá repor as energias aproveitado deliciosas opções na Praça Peroba-Poca.

Programe-se e venha passar o dia com a família e amigos curtindo todas as atrações da programação de aniversário da Mata que ocorre das 09h às 16h. 

INSCRIÇÕES GRATUITAS NO LINK: https://forms.gle/LAhaRrrgUASDGL7M6

Dúvidas: contato.fundacao@fjposantagenebra.sp.gov.br

 

3. Visitas Guiadas com condutores autorizados

Para comemorar os 37 anos da ARIE Mata de Santa Genebra, o nosso grupo de condutores credenciados está oferecendo muitas oportunidades vistas guiadas pela floresta.

O serviço de condução custa apenas R$12,00 por visitante. Confira abaixo os horários e entre em contato com os condutores para reservar sua vaga.

 

Caminhada dos sentidos – 09h

A caminhada dos sentidos tem como objetivo principal permitir que as crianças entrem em contato com a natureza e explore o lado sensorial através de atividades como a trilha do folclore, observação da fauna e flora local, aprender sobre a importância da preservação da mata.

Condutora: Diuliana

Público: 6 a 10 anos

Contato: 19 99993-9122

 

Visitação da Família - Importância dos Artrópodes e a Dispersão de Sementes (9h15)

A visitação propõe atividades didáticas focadas na importância dos artrópodes e dispersão de sementes sendo voltada para famílias com crianças. Também será realizada caminhada pela Trilha do Folclore e visitação ao borboletário.

Condutoras: Luciene e Marielle

Público: Recomendado para famílias com crianças até 12 anos

Contato: Marielle - 19 992296180 ou Luciene - 19 971658071

 

Descobrindo o valor da Mata para a Região de Campinas 09h30

A atividade propõe uma caminhada de aproximadamente 3km pelas trilhas e contorno da mata. Serão apresentadas a história e características da Mata de Santa Genebra e poderemos descobrir sua importância para a conservação da biodiversidade e qualidade de vida da nossa população.

Público: a partir dos 10 anos

Condutora: Beatriz Fariano

Contatos: bcfariano@gmail.com ou WhatsApp 19 999390190

 

Conhecendo os tesouros da Mata – 09h45

A atividade envolve uma pequena trilha até o Borboletário. A caminhada envolverá ainda brincadeiras e dinâmicas para apresentar a floresta aos pequenos. 

Público: 02 a 06 anos (acompanhamento do responsável obrigatório)

Condutores: Natália Lélis e Ana Queiroz

Contato: 19 99258-8376



4. Passeio Diurno na Mata "Procurando o Saci" – 13h e 15h

No dia 05 de novembro, ocorrem duas edições especiais do passeio diurno na Mata "Procurando o Saci". São duas opções de horário: às 13h e às 15h.

Essa edição especial contará com a participação do grupo criativo "O que te assombra?". Nessas edições diurnas teremos um trajeto mais curto, muito indicado para a participação das crianças.

Campinas tem o privilégio de manter em seus domínios o maior remanescente florestal da Região Metropolitana de Campinas – a Mata Santa Genebra.

Além de ser o lar de fauna e flora exuberantes, a Mata Santa Genebra é o celeiro de incríveis histórias sobrenaturais. Contaremos sobre elas na caminhada.

A caminhada de aproximadamente 1km nas trilhas da Mata ainda terá outros personagens do imaginário da Cidade, muitos deles esquecidos pelo tempo.

Esta é uma iniciativa da Fundação José Pedro de Oliveira – A.R.I.E. Mata Santa Genebra e o grupo criativo O que te assombra? e conta com o apoio da Secretaria de Turismo e Cultura e Turismo de Campinas.

As inscrições gratuitas podem ser feitas a partir de 31/10, a partir das 13h, nos link:

Caminhada das 13h: https://forms.gle/9YcisQAMaXJ1Qpij9

Caminhada das 15h: https://forms.gle/jDsGWzih634ToKgD9 

O Coletivo " O que te assombra" fará a arrecadação de brinquedos em bom estado de conservação!



5. Visita Autoguiada – 9h – 15h

05 de novembro é aniversário da ARIE Mata de Santa Genebra e estaremos abertos para visitas autoguiadas das 09h30 às 15h.

Os visitantes terão opções de realizar caminhadas na Trilha do Jatobá com visita ao Borboletário (900m) e no roteiro do Laguinho da Sanã e meliponário (1,8km).

Nessa data, não é necessário fazer inscrição.

Recomendamos o uso de calça comprida e calçado fechado. O Ambiente de floresta também apresenta muitos mosquitos. Dessa forma, o uso de repelente para insetos é fundamental para aumentar o conforto na atividade.

Dúvidas podem ser encaminhadas para contato.fundacao@fjposantagenebra.sp.gov.br


6. Mostra "Animais Fantásticos" - 09h às 15h

A equipe do Bosque dos Jequitibás de Campinas trás para o aniversário da ARIE uma atividade para lá de interessante. Trata-se da exposição "Animais Fantásticos", que tem como objetivo informar sobre a importância ambiental de morcegos.

 A mostra tem entrada gratuita, e pode ser visitada das 9h às 15h, no Auditório do Centro de Educação Ambiental da Mata de Santa Genebra. Ela reúne animais taxidermizados ou conservados em álcool, cartazes, banners, vídeos e explicações de especialistas para esclarecer sobre mitos e mostrar a relevância do grupo  para o controle de insetos, dispersão sementes e polinização

Para essa atividade, não é necessário realizar inscrições prévias.


7. Contação de histórias na Mata 11h30

No aniversário da ARIE Mata de Santa Genebra, 05 de novembro, a partir das 11h30 venha conferir a "Contação de história com Ulisses Junior – A Lenda do Boi Falô e outras histórias",  na sede da Mata Santa Genebra! 

Para essa atividade, não é necessário realizar inscrições prévias.


8. Quarteto de Cordas 

No aniversário da ARIE Mata de Santa Genebra, não poderia faltar música da melhor qualidade!

A partir das 12h30, teremos a apresentação musical do Quarteto de Cordas do Conservatório Carlos Gomes. Os músicos estarão na Sede da Fundação José Pedro de Oliveira executando um repertório de clássicos da música erudita e popular. O grupo é formado por Paulo Arroyo e Flávia Peixoto (Violinos); Jayro Routh (Viola) e Vanessa Chrispim (Violoncelo)..


Sobre o Aniversário da ARIE Mata de Santa Genebra

No dia 05 de novembro de 1985, a Mata de Santa Genebra foi declarada como uma Unidade de Conservação Federal da categoria Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE).

Essa categoria de unidade de conservação é criada em áreas com características naturais extraordinárias ou que abrigam exemplares raros da biota regional, e tem como objetivo manter os ecossistemas naturais de importância regional ou local e regular o uso admissível dessas áreas, de modo a compatibilizá-lo com os objetivos de conservação da natureza.

Ao longo desses 37 anos, a ARIE Mata de Santa Genebra se consolidou como um dos mais importantes espaços na região de Campinas para o desenvolvimento de atividades de conservação da natureza, pesquisa científica, educação e interpretação ambiental.

A Fundação José Pedro de Oliveira e o Instituo Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade com o apoio da sociedade seguem trabalhando para que a ARIE Mata de Santa Genebra siga cumprindo seu importante papel na conservação da biodiversidade regional.

aaa