Educação Ambiental

  • Sobre Nós
  • Educação Ambiental

Visita Monitorada Aberta à Comunidade

A FJPO aposta na educação ambiental como ferramenta para a sensibilização e mudança de postura do indivíduo em relação ao meio ambiente, no que diz respeito à tomada de decisões e à ética que conduzem para a melhoria da qualidade de vida. Os projetos trabalham para informar, educar e mobilizar toda a sociedade sobre a importância desta área protegida e de seus benefícios econômicos, sociais e ambientais, como forma de alcançar sua preservação através do esforço de todos os setores da sociedade, assim como visam à ampliação de exercícios de cidadania ecológica e social. Os programas de visitação desenvolvidos são: Visita Monitorada Aberta à Comunidade, Visita Monitorada de Escolas e Entidades, Crianças do Entorno, A Mata Vai e Ecoférias.

Educação Ambiental

Este programa inclui visitas monitoradas diurnas e noturnas à ARIE MSG.

As visitas monitoradas diurnas são realizadas no último domingo de cada mês, às 9h, com inscrições realizadas no site da ARIE Mata de Santa Genebra, com uma semana de antecedência à data da visita. Os visitantes são recebidos no auditório da Fundação José Pedro de Oliveira onde devem assinar o livro de presença e são orientados a assistir um vídeo sobre a história da Mata. São formados grupos de visitantes que percorrem 5km, sendo 1,2 km de caminhada por uma trilha pelo interior da mata e 3,8km de caminhada pelo aceiro, contornando a mata. Durante a atividade, em pontos específicos, monitores da Fundação José Pedro de Oliveira apresentam aspectos importantes sobre a biodiversidade do fragmento florestal.

As visitas monitoradas noturnas são realizadas com periodicidade bimestral iniciando-se às 19h. As inscrições são realizadas no site da UC e iniciam-se com uma semana de antecedência à data da visita. O trajeto percorrido é o mesmo da visita diurna.

Caminhada Noturna

No dia 18 de abril, às 19h, ocorre mais uma edição da Caminhada noturna na ARIE Mata de Santa Genebra. Durante a atividade, monitores apresentarão a biodiversidade, além de aspectos históricos e culturais desse fragmento florestal de grande importância para a região. A duração Prevista é de 02 horas e o percurso total é de aproximadamente 05 km. Para se inscrever na atividade, os interessados deverão preencher o formulário disponível no link INSCRIÇÕES. As vagas são limitadas. A inscrição somente será considerada efetivada após o recebimento de e-mail de confirmação. Todos os participantes deverão obrigatoriamente trajar calças compridas de tecido grosso (sugerimos jeans) e calçado fechado. É recomendado ainda que todos tragam lanternas, repelente para insetos e garrafas d’água. Para participar da atividade, os interessados deverão ainda apresentar comprovante de vacinação contra a febre amarela. A atividade será cancelada em caso de chuva ou ventos fortes. Dúvidas podem ser encaminhadas para contato.fundacao@santagenebra.org.br

Turma do Verde (Crianças do Entorno)

Este programa é de cunho socioambiental e acontece desde 2003. Tem como objetivo minimizar os conflitos da ARIE com seu entorno e praticar inclusão social, por meio de ações de educação ambiental. Atende crianças de 6 a 10 anos, moradoras dos bairros vizinhos, dentro de um contexto social de educação. As apresentações acontecem às terças-feiras, com duas turmas em horário inverso à escola tradicional, com um lanche no meio do período. O conteúdo deste programa perpassa ciências biológicas, ética, Agenda 21 e artes, que são apresentados através de palestras, passeios pelas trilhas e atividades lúdicas.

A Mata Vai

Este programa leva as informações sobre a UC e as atividades de educação ambiental para um público que, por algum motivo, não tem acesso aos outros programas oferecidos pela ARIE.

Um caso comum é quando uma escola requer o agendamento de visitas à área de educação ambiental para todos os seus alunos e, sendo a quantidade de público demasiadamente alto para ser atendida no auditório, a visita torna-se inviável. Nesse caso, impossibilitados de atender a escola nas dependências da ARIE, o programa vai até a escola.

O programa também é levado para eventos, feiras, semana do meio ambiente, entre outros, divulgando os projetos realizados pela ARIE e trazendo novos visitantes, além de difundir informações sobre a UC, buscando novos apoios na sociedade civil para a preservação da Mata e, sempre, socializando a informação.

Ecoférias

As atividades acontecem no período das férias escolares de janeiro e julho e envolvem crianças de 7 a 12 anos. É um programa de educação ambiental em que os participantes desenvolvem atividades lúdicas e recreativas acompanhados por monitores. Possui metodologias de ensino criativas, nas quais são abandonados modelos tradicionais e buscadas novas alternativas, como gincanas e brincadeiras. Para participar, os pais ou responsáveis devem fazer a inscrição prévia no site da UC.

Fotografia da Natureza na ARIE Mata de Santa Genebra

O Projeto tem por objetivo promover o envolvimento da comunidade na divulgação e valorização dessa Unidade de Conservação de grande importância em nossa região. Após participar de uma formação, os inscritos no projeto realizam caminhadas na zona de visitação da Mata de Santa Genebra e as fotografias obtidas são utilizadas em ações de Comunicação e Educação Ambiental promovidas pela Fundação José Pedro de Oliveira. A abertura de novas turmas é sempre divulgada no site www.fjposantagenebra.sp.gov.br.