FJPO prepara atividade especial em comemoração ao Dia da Árvore

Body: 

                                                                                                                                          

Créditos: Zélia Tosta

 

A Fundação José Pedro de Oliveira preparou uma atividade especial em comemoração ao Dia da Árvore. Nesta quinta-feira, dia 21, autoridades ligadas ao meio ambiente farão uma visita monitorada à Mata de Santa Genebra, a partir das 9h.

Os participantes vão percorrer uma trilha da Mata, que passa por locais onde será possível observar grandes árvores como figueiras, jequitibás, canxins e perobas. Durante a caminhada, técnicos da Fundação vão passar informações sobre o histórico da Unidade de Conservação, sua biodiversidade e aspectos relevantes à sua conservação. No final, cada um plantará uma muda de árvore nativa.

Entre os convidados estão profissionais do Comdema, Congeapa, Embrapa, Cati, IAC, Unicamp, Puc-Campinas, Cetesb, ICMBio e secretários municipais.

O objetivo da atividade, segundo os organizadores, é promover integração entre a Fundação e órgãos ambientais da região e apresentar os programas desenvolvidos, entre eles o de Restauração Ecológica com plantio de mudas.

“Estamos trabalhando em várias frentes. Além de aproximar a Fundação da comunidade, também estamos programando atividades com entidades que podem se tornar parceiras no desenvolvimento dos nossos projetos”, afirmou o presidente da Fundação José Pedro de Oliveira, Sinval Durigon.

 

Mata de Santa Genebra

 

A ARIE (Área de Relevante Interesse Ecológico) Mata de Santa Genebra possui 251,7 hectares de Mata Atlântica, totalizando um perímetro de 9 quilômetros. É uma Unidade de Conservação Federal com grande diversidade de fauna e flora nativa.

Este pedaço de floresta abriga 317 espécies animais, sendo 50 espécies de mamíferos, 36 de répteis, 17 de anfíbios e 214 de aves. Destas espécies, pelo menos 10 estão ameaçadas de extinção no Estado de São Paulo, entre elas o bugio-ruivo, a onça-parda, a jaguatirica e, entre as aves, o soldadinho.

A Mata de Santa Genebra também é uma fonte de riqueza quando o assunto é plantas. São 659 espécies registradas. Destas, aproximadamente 20 também constam na lista de espécies ameaçadas de extinção de acordo com o Instituto Botânico de São Paulo.

Mais informações sobre as ações desenvolvidas pela Fundação José Pedro de Oliveira podem ser obtidas no site da Fundação (http://www.fjposantagenebra.sp.gov.br/) ou pelo e-mail contato.fundacao@fjposantagenebra.sp.gov.br . A Fundação fica na Rua Mata Atlântica, 447, Bosque de Barão Geraldo – Campinas/SP.